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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MUSSMANN, Jörg  e  AZEVEDO, Nadia. Fonoaudiologia e pedagogia especial em um sistema escolar inclusivo na Alemanha. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.03, pp.185-203. ISSN 0102-4698.

A pedagogia tradicional e a terapia tradicional para os distúrbios da fala e linguagem (Sprachheilpädagogik) na Alemanha, áreas de ensino especializado das ciências da educação, têm sido requisitadas a definir recursos educacionais justificáveis para um sistema escolar inclusivo e reestruturado. Este trabalho pretende refletir sobre as vantagens da pedagogia inclusiva na Alemanha, fornecendo dados comparativos entre a pedagogia tradicional, separatista e a inclusiva. Recursos institucionais e didáticos bem desenvolvidos têm mostrado, entretanto, perspectivas úteis em um sistema inclusivo, quando o princípio de subsidiaridade é seguido. A história e a evolução da área desta pedagogia especial poderiam fornecer informações acerca dos limites e possibilidades da educação inclusiva, principalmente para alunos com distúrbios da linguagem. Os resultados apontam para o fato de que em diferentes níveis e pontos de transição, pode-se trabalhar diretamente com o suporte à criança ou indiretamente com consultoria ou formação contínua da equipe pedagógica docente para a criança.

Palavras-chave : Educação Inclusiva; Sprachheilpädagogik; Teoria do Profissionalismo.

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