SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número03Fonoaudiologia e pedagogia especial em um sistema escolar inclusivo na AlemanhaA lei brasileira de ensino Rivadávia Corrêa (1911): paradoxo de um certo liberalismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ALVES, Claudia. O educador e sua relação com o passado. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.03, pp.205-217. ISSN 0102-4698.

O texto discute a contribuição dos estudos em História da Educação para a formação dos educadores. Uma situação paradoxal configura-se nessa área de estudos no Brasil, com a expansão vertiginosa da pesquisa e a restrição de seu espaço disciplinar nos cursos de pedagogia. Diante desse quadro, propõe-se uma discussão que tome como perspectiva a relação que o educador, em sua prática profissional, estabelece com o passado, considerando-se que essa questão encontra-se no cerne dos estudos históricos. Para isso, enfocam-se três aspectos dessa relação: 1º.) as sobrevivências do passado no presente; 2º.) as diversas temporalidades que habitam um mesmo tempo; 3º.) as múltiplas formas de subjetivação do tempo.

Palavras-chave : História da Educação; Formação de Professores; Tempo e Temporalidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )