SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número04Teoria e prática nas pesquisas com formação de professores: uma compreensão aberta à interação comunicativaEntre modos de ver e modos de ler, o dizer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ASSUNCAO, Cristiane Queiroz de Souza; ASSIS, Raquel Martins de  e  CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Infância, ciência e desenvolvimento: representações sociais na Revista Pais & Filhos. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.04, pp.77-104. ISSN 0102-4698.

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que tratou da relação entre infância e desenvolvimento a partir da análise das representações sociais da infância na revista Pais & Filhos. A revista é pensada como um meio de tornar acessíveis às famílias os conhecimentos advindos de ciências que têm como objeto de estudo a criança, haja vista que apresenta discursos de diversos especialistas, principalmente os vinculados à medicina e à psicologia. O trabalho objetiva analisar as representações sobre desenvolvimento infantil presentes na revista e a sua legitimação por meio do discurso dos especialistas. Considera a presença e a legitimidade dos diferentes discursos nessa publicação: dos especialistas, dos pais e das crianças e trata do tema do desenvolvimento, um dos pilares das representações da infância na Pais & Filhos. Por fim, discute os resultados, enfocando o tema da infância como objeto de especialistas, a partir de uma racionalidade moderna.

Palavras-chave : Infância; Desenvolvimento; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )