SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número04Entre modos de ver e modos de ler, o dizerUniversidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTOS, Maria Aparecida Paiva Soares dos  e  TEIXEIRA, Marina Gontijo. Catálogos de editoras e a circulação da literatura no contexto escolar. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.04, pp.133-168. ISSN 0102-4698.

Este texto tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou catálogos de editoras dedicadas ao público infanto-juvenil, percebendo-os como mediadores importantes das obras literárias que circulam na escola. As principais questões que nortearam a investigação foram: para quem são pensados os catálogos? A quem se destinam? De quais elementos visuais ou textuais os catálogos fazem uso para chamar a atenção do leitor? Constatou-se assim que a circulação dos catálogos nos espaços escolares cresceu com o fortalecimento da relação mercado e Estado; que a categorização por faixas etárias é uma das marcas mais fortes de escolarização do impresso; que há uma tendência de as editoras enxergarem os mediadores de leitura como destituídos de competência para realizar escolhas literárias mais autônomas e, por fim, que a indicação das premiações recebidas pelas obras é uma das maiores armas da indústria editorial para atrair o seu "cliente".

Palavras-chave : Literatura; Catálogos Editoriais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )