SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número04Catálogos de editoras e a circulação da literatura no contexto escolarEscola e sociedade de consumidores: um estudo com crianças “catadoras” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FERNANDES, Marcelo Costa; SILVA, Lucilane Maria Sales da; MACHADO, Ana Larissa Gomes  e  MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.04, pp.169-193. ISSN 0102-4698.

A universidade é uma instituição criada para atender às necessidades do país. Uma das estratégias que a universidade utiliza para a formação de um profissional cidadão é baseada na extensão universitária. Objetivou-se no estudo investigar a relação atual existente entre uma universidade e as comunidades circunvizinhas a partir da visão dos seus moradores. A pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Foi realizada no município de Fortaleza-CE. A população da pesquisa foi constituída por moradores da comunidade. O estudo teve início após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados foram divididos em cinco categorias para uma melhor organização da discussão dos resultados. Percebeu-se que a extensão universitária possui uma função essencial no ensino superior brasileiro principalmente para a formação de uma integração entre a comunidade e a universidade, objetivando, com isso, uma maior transformação de nossa realidade social.

Palavras-chave : Universidade; Ensino; Extensão Universitária; Cidadania; Responsabilidade Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )