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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BOCASANTA, Daiane Martins  e  KNIJNIK, Gelsa. Escola e sociedade de consumidores: um estudo com crianças “catadoras”. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.04, pp.195-222. ISSN 0102-4698.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os significados atribuídos à "catação" de resíduos sólidos recicláveis por um grupo de alunos de uma escola municipal de São Leopoldo que tinham sua existência vinculada a essa atividade. O material de pesquisa foi composto por entrevistas, feitas com oito crianças, desencadeadas por seus desenhos e registros em diário de campo. O estudo tem como referencial teórico o pensamento de Michel Foucault, as ideias do "Segundo" Wittgenstein e a obra de Zygmunt Bauman. A análise possibilitou inferir que aquelas crianças: a) participavam da catação, sobretudo, porque desejavam consumir, estando integrados à sociedade de consumo via uma "inclusão diferenciada"; e b) praticavam jogos de linguagem matemáticos que possuíam especificidades, mesmo que guardassem semelhanças de família com aqueles que constituem a matemática escolar.

Palavras-chave : Crianças Catadoras; Jogos de Linguagem; Sociedade de Consumidores.

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