SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número04Escola e sociedade de consumidores: um estudo com crianças “catadoras”Sistemas municipais de ensino em Minas Gerais: o papel dos conselhos municipais de educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti; DAVOGLIO, Rosane Silvia  e  LEMOS, Vânia Maria Aita de. Integração ensino-serviço-comunidade: o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.04, pp.223-242. ISSN 0102-4698.

O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência da prática em saúde nos serviços de Atenção Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes registrados nos diários de campo escritos semanalmente. Os participantes foram estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além da possibilidade de aprendizado clínico, o período do estágio tem contribuído para o fortalecimento da autonomia, comunicação e tomada de decisões do estudante, capacitando-o para a compreensão das formas de organização e gestão do trabalho em saúde. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e da comunidade.

Palavras-chave : Atenção Básica à Saúde; Educação Superior em Odontologia; Ensino em Odontologia; Educação e Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )