SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número04A pós-graduação em educação no Brasil: alguns aspectos à luz de estudos realizados na áreaProgramas de inclusão na UFMG: o efeito do bônus e do Reuni nos quatro primeiros anos de vigência - um estudo sobre acesso e permanência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

REZENDE, Maria José de. As metas educacionais como eixos articuladores dos relatórios do desenvolvimento humano da ONU. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.04, pp.289-345. ISSN 0102-4698.

Através de uma pesquisa documental, esta análise detectou que as propostas, feitas aos Estados nacionais no campo educacional, dão o norte das ações sugeridas tanto antes como depois da Declaração do Milênio subscrita por 191 países em setembro de 2000. Verifica-se que os três pilares (renda, longevidade e educação) do Índice do Desenvolvimento Humano aparecem interligados no interior dos RDHs. Todavia, fica demonstrado que os déficits educacionais, o não acesso aos bancos escolares, as taxas de analfabetismos, a não universalização da educação para homens e mulheres acabam por destruir qualquer possibilidade de melhoria da renda e da longevidade. Por isso, o desenvolvimento humano é mostrado como inteiramente dependente dos avanços educacionais. Sem eles não há avanços em quaisquer outras áreas.

Palavras-chave : Educação; Desenvolvimento Humano; Desigualdades; Pobreza.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )