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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
ARANHA, Antônia Vitória Soares; PENA, Carolina Silva e RIBEIRO, Sérgio Henrique Rodrigues. Programas de inclusão na UFMG: o efeito do bônus e do Reuni nos quatro primeiros anos de vigência - um estudo sobre acesso e permanência. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.04, pp.317-345. ISSN 0102-4698.
Este artigo apresenta uma análise do impacto da adoção do Programa de Bônus no processo de seleção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a perspectiva da inclusão racial, da educação pregressa e por faixa de renda. Foram analisados dados dos últimos 13 vestibulares, contemplando os quatro primeiros anos de aplicação do bônus. Além da análise do acesso à UFMG, este artigo traz também informações a respeito da permanência de estudantes que ingressaram em cursos presenciais da UFMG nos dois primeiros anos de vigência do Programa de Bônus.
Palavras-chave : Políticas de Ação Afirmativa; Bônus; Perfil dos Estudantes.