SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número04As metas educacionais como eixos articuladores dos relatórios do desenvolvimento humano da ONU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ARANHA, Antônia Vitória Soares; PENA, Carolina Silva  e  RIBEIRO, Sérgio Henrique Rodrigues. Programas de inclusão na UFMG: o efeito do bônus e do Reuni nos quatro primeiros anos de vigência - um estudo sobre acesso e permanência. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.04, pp.317-345. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta uma análise do impacto da adoção do Programa de Bônus no processo de seleção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a perspectiva da inclusão racial, da educação pregressa e por faixa de renda. Foram analisados dados dos últimos 13 vestibulares, contemplando os quatro primeiros anos de aplicação do bônus. Além da análise do acesso à UFMG, este artigo traz também informações a respeito da permanência de estudantes que ingressaram em cursos presenciais da UFMG nos dois primeiros anos de vigência do Programa de Bônus.

Palavras-chave : Políticas de Ação Afirmativa; Bônus; Perfil dos Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )