SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTOS, Fernando Seabra; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do  e  BUARQUE, Cristovam. Mudanças necessárias na universidade brasileira: autonomia, forma de governo e internacionalização. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.01, pp.39-61. ISSN 0102-4698.

A partir de um breve percurso sobre as mais importantes reformas universitárias ocorridas no último século, notadamente a de Gilman-Flexner, concretizada nos Estados Unidos a partir de 1910, e a do chamado Processo de Bolonha, iniciado na Europa em 1999, a posição e o papel da universidade moderna é analisado no contexto da constituição e da consolidação de uma sociedade do conhecimento, com uma particular atenção para o caso brasileiro. São passadas em revista os grandes desafios e as maiores fragilidades do sistema de educação superior do Brasil e defendidas políticas de inclusão, de qualidade, de inovação e de internacionalização das IES brasileiras num quadro de autonomia administrativa e financeira reforçada e de profunda reforma das atuais formas de governo e dos modelos de gestão.

Palavras-chave : Reforma Universitária; Sociedade do Conhecimento; Autonomia; Internacionalização; Governo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )