SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusivaO funcionamento de tipologias discursivas em livros didáticos de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VAL, Gisela Maria do  e  AQUINO, Julio Groppa. A ordem do discurso jornalístico sobre educação: uma análise das matérias da Folha de S. Paulo de 1996 a 2006. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.01, pp.93-120. ISSN 0102-4698.

O presente artigo dá a conhecer os resultados de uma investigação das racionalidades e das tensões ético-políticas expressas nas matérias sobre educação escolar veiculadas pelo jornal Folha de S. Paulo, no período de dezembro de 1996 - a partir da promulgação da LDB em vigor - a novembro de 2006. Por meio de uma análise do material empírico orientada por alguns operadores teórico-metodológicos oferecidos por Michel Foucault foi possível atestar, além da proliferação de matérias sobre a temática educacional, que a imprensa escrita arregimenta, de modo reiterativo e circular, concepções reparatórias ou reformistas das práticas escolares contemporâneas, em consonância com as produções acadêmicas, os saberes dos especialistas e as injunções econômicas e políticas. Ao fazê-lo, o discurso jornalístico consagra-se como um potente recurso de governamentalização das atitudes e dos valores partilhados pela população no tocante à natureza e ao raio de ação do trabalho educativo na atualidade.

Palavras-chave : Discurso Jornalístico Sobre Educação; Governamentalização; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )