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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VENERA, Raquel Alvarenga Sena. O funcionamento de tipologias discursivas em livros didáticos de história. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.01, pp.121-150. ISSN 0102-4698.

Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de doutorado intitulada Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de História: um jazz possível, cujo objetivo específico era analisar a operacionalização dos discursos educacionais pós-abertura política nos livros didáticos de História indicados para os anos finais do ensino fundamental, pelo Guia do Livro Didático 2005. A pesquisa privilegiou metodologicamente a análise do discurso, AD, da corrente francesa, e, dessa forma, possibilitou perceber o funcionamento discursivo de duas coleções de livros didáticos mais escolhidas pelos professores do município de Itajaí, SC - as coleções Nova História Crítica, de autoria de Mario Furley Schimidt, publicada pela editora Nova Geração, e História & Vida Integrada, de autoria de Nelson Piletti e Claudino Piletti, da editora Ática. Por caminhos diferentes, os livros didáticos fazem funcionar sentidos de democracia, de cidadania e de regulação dos sentidos das subjetividades em processo.

Palavras-chave : Educação; Políticas Educativas; Livro Didático.

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