SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01O funcionamento de tipologias discursivas em livros didáticos de históriaAluno-autor: a aprendizagem da escrita literária nas séries iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BUSS-SIMAO, Márcia. Um olhar sobre os ajustamentos primários e secundários num contexto de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.01, pp.151-178. ISSN 0102-4698.

As reflexões tecidas nesse texto são um recorte de uma pesquisa de doutorado já concluída em que a pesquisa de campo foi conduzida em uma instituição pública de educação infantil da rede municipal de Florianópolis. Para trazer uma descrição a partir da perspectiva das crianças foram utilizados procedimentos metodológicos provenientes da etnografia como registros escritos, fotográficos e fílmicos. Nos limites desse artigo serão desenvolvidas reflexões e análises que se referem a um recorte - momento do sono - dentro da rotina cotidiana vivida pelas crianças nessa instituição de educação infantil. Com as reflexões e análises se objetiva dar visibilidade tanto aos ajustamentos primários como aos ajustamentos secundários, no confronto dos espaços-tempos dos adultos e dos espaços-tempos das crianças. A intenção é analisar até que ponto as crianças se conformam e de que modo subvertem aquela organização dos espaços e tempos institucionais.

Palavras-chave : Educação Infantil; Cotidiano; Espaço e Tempo; Ajustamentos Primários e Secundários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )