SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01Um olhar sobre os ajustamentos primários e secundários num contexto de educação infantilAs crianças e as notícias da televisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

DALLA-BONA, Elisa Maria  e  BUFREM, Leilah Santiago. Aluno-autor: a aprendizagem da escrita literária nas séries iniciais do ensino fundamental. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.01, pp.179-203. ISSN 0102-4698.

Pesquisa etnográfica sobre a escrita do texto literário realizada numa turma de 4º ano do ensino fundamental municipal de Curitiba. O estudo parte do conceito de aluno-autor, criado por Catherine Tauveron para sustentar o argumento de que a escola pode desenvolver nas crianças pequenas uma postura de autor. O artigo analisa dois textos produzidos por alunos, sendo um deles uma narrativa, e o outro, uma fábula. Paralelamente, apresenta as estratégias adotadas pelo professor para familiarizar os alunos com as características dos gêneros literários, como forma de nortear a sua escrita, de modo a contemplarem em seus textos os elementos da arquitetura desses gêneros, como tema, intriga, narrador, ponto de vista, personagem, estrutura, sequência, coerência, verossimilhança, espaço e tempo. Enfatiza, ainda, o papel do professor como responsável por instigar a reflexão dos alunos sobre sua escrita e criar as condições pedagógicas para que escrevam com prazer, autonomia e criatividade.

Palavras-chave : Escrita Literária; Letramento Literário; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )