SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01Aluno-autor: a aprendizagem da escrita literária nas séries iniciais do ensino fundamentalEducação do campo e construção do conhecimento: tensões inevitáveis no trato com as diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

DELORME, Maria Inês de Carvalho. As crianças e as notícias da televisão. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.01, pp.205-223. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento1 concluída no Brasil, em 2008, sobre a relação que crianças de 6 a 8 anos estabeleceram com os telejornais e as notícias oriundas da televisão. No foco deste estudo, estiveram as crianças que se caracterizam como sujeitos ativos, participativos, que gostam de opinar e que se sentem aptas a questionar certos padrões da televisão e do mundo adulto, em situações interativas com seus pares. O objetivo nuclear da pesquisa que dá origem ao artigo foi conhecer e compreender as preferências das crianças, os recortes que fazem do que veem, seus sentimentos, modos de relação entre suas experiências e as notícias televisivas, numa análise que envolveu a produção, considerou dados de veiculação até alcançar a repercussão e as marcas dessas notícias em suas vidas. Nesse artigo, serão apresentadas e discutidas três categorias que emergiram do campo: as notícias mais ou menos, as notícias filmadas para trás e o perdido. Às crianças que falam nessa pesquisa foram assegurados e valorizados os seus discursos com o corpo todo e com suas histórias e estes estabeleceram um contraponto permanente com o que os discursos teóricos dizem sobre elas e, ainda, com o que o discurso legal assegura para elas. Nesse percurso, essa investigação, de cunho etnográfico, exigiu aproximações da Educação com saberes da Sociologia da Infância, da corrente sócio-histórica da Psicologia, da Comunicação Social e da Teoria da Literatura. Com uma conclusão, aqui estão apresentadas algumas respostas sobre a repulsa identificada nas crianças ao texto jornalístico e às notícias a que tinham acesso pela televisão, embora todas tenham mostrado ser impossível viver sem elas: a televisão e as notícias.

Palavras-chave : Criança; Notícias; Televisão; Participação Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )