SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue02Reflexões acerca do estágio curricular na formação do professor licenciado em teatro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

BERGAMASCHI, Maria Aparecida  and  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Memóriais escolares e processos de iniciação à docência. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.16-41. ISSN 0102-4698.

Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.

Keywords : Histórias de Vida; Memórias; Formação de Professores; PIBID.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )