SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Reflexões acerca do estágio curricular na formação do professor licenciado em teatro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

BERGAMASCHI, Maria Aparecida  y  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Memóriais escolares e processos de iniciação à docência. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.16-41. ISSN 0102-4698.

Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de 14 estudantes do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Os memoriais, que compõem o livro Iniciação à docência em Pedagogia: memórias que contam histórias, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente, apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.

Palabras clave : Histórias de Vida; Memórias; Formação de Professores; PIBID.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )