SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Memóriais escolares e processos de iniciação à docênciaA supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1º ano do ensino fundamental de nove anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ALMEIDA JUNIOR, José Simões de. Reflexões acerca do estágio curricular na formação do professor licenciado em teatro. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.43-64. ISSN 0102-4698.

A partir de um breve panorama histórico, busca-se apontar enfrentamentos e dificuldades políticas e culturais em torno da inserção do ensino de teatro, como campo de conhecimento no currículo da Educação Básica. Toma-se como objeto para esta discussão o estágio supervisionado obrigatório e o seu papel na formação do futuro docente. Nesse contexto, os relatos dos alunos estagiários buscam somar à reflexão do estágio curricular obrigatório como espaço de formação do ofício da docência, do diálogo entre os imaginários teatrais vivenciados na formação artística ao longo da formação e aquele realizado pelas práticas escolarizadas e na visibilidade do teatro no território escolar.

Palavras-chave : Estágio Curricular; Ensino de Teatro; História do Teatro Educação; Teatro na Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )