SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue02Reflexões acerca do estágio curricular na formação do professor licenciado em teatroO discurso ético do formador para avaliar: a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros  and  PERES, Eliane Teresinha. A supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1º ano do ensino fundamental de nove anos. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.65-89. ISSN 0102-4698.

O propósito deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em 2010 sobre práticas de alfabetização em uma turma do 1º ano da rede municipal de Pelotas-RS. Os procedimentos metodológicos foram realizados através de análise documental (LE GOFF, 1992) e da abordagem etnográfica (COHN, 2005; GEERTZ, 2008), considerando principalmente os estudos sobre alfabetização desenvolvidos por Soares (2001a, 2004a), Kramer (2006) e Peres (2009). Os dados foram coletados através da análise dos cadernos das crianças, dos documentos expedidos pelo Ministério da Educação que tratam da proposta para o ensino fundamental de nove anos e dos documentos da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os resultados da pesquisa indicam que a alfabetização desenvolvida no cotidiano da turma de 1º ano investigada não corresponde à proposta do governo federal e da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas.

Keywords : Práticas Alfabetizadoras; 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos; Políticas de Alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )