SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Reflexões acerca do estágio curricular na formação do professor licenciado em teatroO discurso ético do formador para avaliar: a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros  e  PERES, Eliane Teresinha. A supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1º ano do ensino fundamental de nove anos. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.65-89. ISSN 0102-4698.

O propósito deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em 2010 sobre práticas de alfabetização em uma turma do 1º ano da rede municipal de Pelotas-RS. Os procedimentos metodológicos foram realizados através de análise documental (LE GOFF, 1992) e da abordagem etnográfica (COHN, 2005; GEERTZ, 2008), considerando principalmente os estudos sobre alfabetização desenvolvidos por Soares (2001a, 2004a), Kramer (2006) e Peres (2009). Os dados foram coletados através da análise dos cadernos das crianças, dos documentos expedidos pelo Ministério da Educação que tratam da proposta para o ensino fundamental de nove anos e dos documentos da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os resultados da pesquisa indicam que a alfabetização desenvolvida no cotidiano da turma de 1º ano investigada não corresponde à proposta do governo federal e da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas.

Palavras-chave : Práticas Alfabetizadoras; 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos; Políticas de Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )