SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02O discurso ético do formador para avaliar: a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educaçãoBrasil sob o signo da memória: notas sobre jovens, nação e nacionalismos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ROHR, Ferdinand. Ética e educação: caminhos buberianos. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.115-142. ISSN 0102-4698.

A relação entre ética e Educação está sendo abordada em três aspectos: a educação ética, compreendida como iniciativa educacional, que visa ajudar o educando a se tornar ser ético; a ética pedagógica, que trata da ética do agir do educador; e a ética da comunidade dos educadores, que se volta para questões éticas envolvidas na colaboração dos educadores em projetos pedagógicos. Escolheu-se, como objeto de análise, o pensamento filosófico e pedagógico de Martin Buber enquanto proposta que se distingue tanto do dogmatismo quanto do relativismo ético. Não encontramos em Buber imperativos do agir ético, mas uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Em seu livro “O Caminho do Homem segundo a Doutrina Hassídica”, utiliza-se de lendas que expressam o caminho ético-existencial a ser tomado pelo homem. O intento da nossa interpretação é abstrair o conteúdo religioso-místico das lendas e apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos do seu pensamento sobre a ética.

Palavras-chave : Martin Buber; Educação Ética; Ética Pedagógica; Ética da Comunidade dos Educadores; Diálogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )