SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Ética e educação: caminhos buberianosTrajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MIRANDA, Sonia Regina  e  FREITAS, Daniella Pires de. Brasil sob o signo da memória: notas sobre jovens, nação e nacionalismos. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.143-174. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa na qual se problematizou a relação entre jovens brasileiros e os seus sentidos de pertencimento nacional em suas múltiplas mediações e lugares discursivos. A partir da observação de que alguns jovens, em cenários de escolarização, tendiam a assumir uma posição tácita de desvalorização do Brasil e da ideia de brasileiro, buscou-se compreender melhor os modos pelos quais tais jovens, quando mediados por mecanismos comunicativos próprios do processo de produção de identidade juvenil, interpretavam e ressignificavam tal ideia de pertencimento. Priorizar-se-á, na interpretação aqui empreendida, a compreensão dos deslizamentos de sentidos entre os elementos da cultura política constituídos no âmbito do pensamento social brasileiro, aquilo que se prescreve para ser ensinado na história escolar e aquilo que pauta o esforço de interpretação próprio das culturas juvenis.

Palavras-chave : Ensino de História; Juventude; Nação e Nacionalismos; Mídias e Tecnologias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )