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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BAZON, Marina Rezende; SILVA, Jorge Luiz da  e  FERRARI, Renata Martins. Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.175-199. ISSN 0102-4698.

O objetivo do presente estudo foi descrever o percurso e caracterizar as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei no tocante às suas experiências educacionais. Participaram seis adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa e seus respectivos responsáveis. Coletaram-se informações em 22 estabelecimentos educacionais frequentados pelos mesmos, desde o início de suas vidas escolares, em complementação às entrevistas semiestruturadas realizadas. A análise qualitativa indicou a existência de dois padrões de trajetórias de escolarização, sendo um marcado pela descontinuidade na qualidade das vivências escolares, com um período inicial positivo, que torna-se negativo em seguida; e outro, cuja marca é a continuidade preponderantemente negativa da experiência, desde o início. Implicações dessas trajetórias ao surgimento e manutenção de conduta infracional são discutidas.

Palavras-chave : Adolescente em Conflito com a Lei; Ajustamento Escolar; Desenvolvimento.

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