SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue02Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a leiDisponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do programa “literatura em minha casa” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Produção textual em diferentes gêneros: um caso na formação de professores de química. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.201-224. ISSN 0102-4698.

A presente pesquisa relata atividade de leitura conduzida com licenciandos em Química de uma universidade federal. A leitura, conduzida em período extraclasse, foi acompanhada da produção de textos (em grupos de no máximo três pessoas) que deveriam corresponder a quatro gêneros distintos: carta, poesia, história em quadrinhos e artigo de opinião. As produções textuais apresentaram qualidades diversificadas, como criatividade e emprego de variados recursos linguísticos. Histórias em quadrinhos e poesias, talvez por serem gêneros artísticos, possibilitaram maior liberdade de criação. Já as cartas e os artigos de opinião foram compostos de maior diversidade de tipos textuais. Não foram observadas cópias literais da obra lida, indicando que a escrita de um texto em gênero diferente daquele lido permite o afloramento de características da leitura crítica, como a criação de um texto próprio e a recriação de sentidos.

Keywords : Escrita; Leitura; Gêneros Textuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )