SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a leiDisponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do programa “literatura em minha casa” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Produção textual em diferentes gêneros: um caso na formação de professores de química. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.201-224. ISSN 0102-4698.

A presente pesquisa relata atividade de leitura conduzida com licenciandos em Química de uma universidade federal. A leitura, conduzida em período extraclasse, foi acompanhada da produção de textos (em grupos de no máximo três pessoas) que deveriam corresponder a quatro gêneros distintos: carta, poesia, história em quadrinhos e artigo de opinião. As produções textuais apresentaram qualidades diversificadas, como criatividade e emprego de variados recursos linguísticos. Histórias em quadrinhos e poesias, talvez por serem gêneros artísticos, possibilitaram maior liberdade de criação. Já as cartas e os artigos de opinião foram compostos de maior diversidade de tipos textuais. Não foram observadas cópias literais da obra lida, indicando que a escrita de um texto em gênero diferente daquele lido permite o afloramento de características da leitura crítica, como a criação de um texto próprio e a recriação de sentidos.

Palabras clave : Escrita; Leitura; Gêneros Textuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )