SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Produção textual em diferentes gêneros: um caso na formação de professores de químicaAmbiente e cultura Kaingang: saúde e educação na pauta das lutas e conquistas dos Kaingang de uma terra indígena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

ARAUJO, Maria Jaqueline de Grammont Machado de. Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do programa “literatura em minha casa”. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.225-252. ISSN 0102-4698.

No presente artigo, a análise centra-se nas práticas leitoras de quatro famílias de grupos periféricos urbanos, da cidade de Belo Horizonte, que receberam livros literários entregues aos alunos do ensino fundamental nos anos de 2001 a 2003 pelo programa “Literatura em minha casa”. Utilizando-se de conceitos como disponibilidade, acesso e apropriação, esta análise descortinou diferentes representações de leitor em diferentes comunidades leitoras.

Palabras clave : Políticas e Práticas de Leitura; Letramento; Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )