SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Produção textual em diferentes gêneros: um caso na formação de professores de químicaAmbiente e cultura Kaingang: saúde e educação na pauta das lutas e conquistas dos Kaingang de uma terra indígena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ARAUJO, Maria Jaqueline de Grammont Machado de. Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do programa “literatura em minha casa”. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.225-252. ISSN 0102-4698.

No presente artigo, a análise centra-se nas práticas leitoras de quatro famílias de grupos periféricos urbanos, da cidade de Belo Horizonte, que receberam livros literários entregues aos alunos do ensino fundamental nos anos de 2001 a 2003 pelo programa “Literatura em minha casa”. Utilizando-se de conceitos como disponibilidade, acesso e apropriação, esta análise descortinou diferentes representações de leitor em diferentes comunidades leitoras.

Palavras-chave : Políticas e Práticas de Leitura; Letramento; Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )