SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número03Produção cultural e compartilhamento de saberes em rede: entraves e possibilidades para a cultura e a educaçãoMinorias étnicas e educação: o colégio Arnaldo Jansen de Belo Horizonte, MG (1912-1947) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LIMA, Pablo Luiz de Oliveira  e  CARIE, Nayara Silva de. Narrativas Maxakali: possibilidades para o ensino de cultura e história indígena. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.03, pp.41-62. ISSN 0102-4698.

O povo Maxakali enfrentou a colonização e resiste, até os dias de hoje, com a força de seus hábitos culturais. As narrativas indígenas são fontes ricas para o ensino de história, desde que trabalhadas adequadamente, respeitando a alteridade cultural, os diferentes conjuntos de valores, crenças e organização social dos povos indígenas. Este trabalho propõe um diálogo entre narrativas indígenas e teorias sobre a narrativa histórica. A presença de narrativas indígenas no ensino de História está relacionada às mudanças que ocorreram no ensino dessa disciplina a partir da década de 1980, com a instituição dos direitos indígenas constitucionais, novos parâmetros curriculares e uma legislação que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas na educação básica brasileira (Lei n° 11.645/08). A utilização de narrativas indígenas no ensino de história, além de levar os alunos a compreenderem melhor as culturas indígenas, pode levá-los a percepções ampliadas sobre a sua própria cultura.

Palavras-chave : Narrativas; Maxakali; Ensino de História; História Indígena.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )