SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número03Narrativas Maxakali: possibilidades para o ensino de cultura e história indígenaEventos artístico-culturais e participação da família na escola de educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTOS, Hercules Pimenta dos. Minorias étnicas e educação: o colégio Arnaldo Jansen de Belo Horizonte, MG (1912-1947). Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.03, pp.63-88. ISSN 0102-4698.

O objetivo principal do presente artigo é abordar a discussão étnica que envolveu a referida instituição, constituída e mantida pela Congregação do Verbo Divino, originária da Alemanha. Para tanto, buscou-se realizar a reconstrução histórica da instituição escolar, seguindo uma abordagem metodológica que confluiu História da Educação, História Política e caminhou por um viés cultural observado nos conflitos de ordem étnica, social e religiosa vividos pelas comunidades de estrangeiros estudadas. Assim, buscou- se compreender como se deu o estabelecimento desse grupo de estrangeiros na, planejada e recém criada, capital mineira, concentrando o estudo nas relações entre estrangeirismos, educação, urbanização e religião. Constatou-se que, em determinados momentos, a presença desta escola foi rejeitada por parte da população local. Essa rejeição ocorreu apesar das propostas que moviam os missionários alemães fundadores do Colégio estar ligadas a questões de grande aceitação cultural.

Palavras-chave : Grupos Étnicos; Escolas Confessionais; Missionários Estrangeiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )