SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número03Eventos artístico-culturais e participação da família na escola de educação infantilCrenças envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FRANCO, Claudio de Paiva. Revisitando o conceito de autonomia no ensino-aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexo. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.03, pp.121-142. ISSN 0102-4698.

O presente trabalho tem por objetivo revisitar o conceito de autonomia no contexto de ensino-aprendizagem de línguas e discutir, à luz da teoria da complexidade, a noção de autonomia como sistema adaptativo complexo. Para contextualizar as discussões aqui propostas, este artigo inicia-se com uma descrição do cenário brasileiro em pesquisas sobre autonomia no ensino-aprendizagem de línguas e, depois, discute a noção de autonomia subjacente a quatro importantes teorias de aquisição de segunda língua. Em seguida, apresenta as diferentes definições existentes na literatura para o termo autonomia e, com base nos pressupostos teóricos da teoria da complexidade, focaliza a visão de autonomia como sistema adaptativo complexo. Por fim, desenvolve algumas considerações importantes para se repensar a questão da autonomia no ensino- aprendizagem de línguas.

Palavras-chave : Autonomia; Ensino-Aprendizagem de Línguas; Complexidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )