SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número03Revisitando o conceito de autonomia no ensino-aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexoPráticas dos professores alfabetizadores da EJA: o que fazem os professores, o que pensam os seus alunos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SARAVALI, Eliane Giachetto; GUIMARAES, Taislene; GUIMARAES, Karina Perez  e  MELCHIORI, Ana Paula. Crenças envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.03, pp.143-176. ISSN 0102-4698.

A construção do conhecimento social, sob o enfoque piagetiano, vem sendo alvo de pesquisas recentes no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, o presente artigo traz dados parciais de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a não aprendizagem. Apresentamos aqui os dados obtidos a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa: a análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem, aplicado em 80 escolares entre 06 e 16 anos. Os principais resultados indicam que a maioria dos sujeitos tende a responsabilizar somente os alunos pela não aprendizagem, justificando-a por meio de fatores como desinteresse, indisciplina, entre outros. As crenças dos sujeitos são analisadas também conforme os níveis de compreensão da realidade social e se apresentam, para a maioria deles, no nível mais elementar.

Palavras-chave : Conhecimento Social; Estudo Evolutivo; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )