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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LOOS-SANT'ANA, Helga  e  GASPARIM, Liege. Investigando as interações em sala de aula: Wallon e as vinculações afetivas entre crianças de cinco anos. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.03, pp.199-230. ISSN 0102-4698.

Na psicogenética de Henri Wallon a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Defendese, assim, que o fortalecimento dos vínculos entre criança e adulto contribui efetivamente para os processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa empírica envolveu 24 crianças de cinco anos e duas professoras de uma escola pública do município de Curitiba/PR. Cinco instrumentos foram utilizados: desenhos com relatos; filmagens livres; jogo Gira-gira; emocionômetro; e autoscopia (autoanálise das imagens videogravadas de professoras e de alunos, acompanhada de entrevista). Os dados foram organizados em categorias e analisados qualitativamente. A afetividade manifestou-se nos vínculos que as crianças formam com os adultos, os pares, a natureza. Características importantes do estágio do personalismo (sedução, oposição e imitação) foram observadas. A qualidade das interações mostrou-se determinante na condução das atividades de aprendizagem.

Palavras-chave : Afetividade; Interação; Relação Professor-aluno.

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