SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número03Investigando as interações em sala de aula: Wallon e as vinculações afetivas entre crianças de cinco anosO bem e o mal da ordem pedagógica ou das relações possíveis entre o discurso religioso e o discurso pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GARCIA, Maria Manuela Alves; FONSECA, Márcia Souza da  e  LEITE, Vanessa Caldeira. Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.03, pp.233-264. ISSN 0102-4698.

Este artigo discute a relação teoria e prática nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica, no início da década de 2000. Tem como fonte de dados a legislação curricular que instituiu a reforma e os Projetos Pedagógicos de quatro cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (Educação Física, Artes Visuais, Matemática e Ciências Sociais). A partir dos estudos de Michel Foucault sobre a governamentalidade e a ética e de estudos sobre as políticas educacionais e curriculares contemporâneas, mostra os efeitos da nova matriz curricular nos currículos dos cursos investigados. O estudo demonstra que a política oficial reforça o pragmatismo na educação de professores e problematiza a prática como tecnologia do eu docente implicada na formação de um professor prático-reflexivo, em uma visão reducionista das competências e habilidades docentes.

Palavras-chave : Currículo; Formação de Professores; Teoria e Prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )