SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número04Narrativa e compreensão nos escritos educacionais de Hannah ArendtEntre o passado e a história: Investigando os conhecimentos históricos de crianças dos anos iniciais em uma escola pública brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTOS, Marcelo Loures dos; BARBOSA, Willer Araújo  e  KOLLN, Manuelli. TEIA/UFV extension program: university education for knowledge ecology. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.04, pp.69-96. ISSN 0102-4698.

A presente pesquisa analisou as contribuições do programa extensionista TEIA/UFV na formação de seus bolsistas, tendo como referência a proposta de Boaventura de Sousa Santos para a universidade do século XXI. Esse autor analisa a necessidade de se enfrentar o tradicional distanciamento entre a universidade e a sociedade, fortalecendo os pressupostos da Ecologia de Saberes. Foram realizadas entrevistas sobre as principais concepções compartilhadas por bolsistas quanto à sua participação e formação no TEIA e às quatro áreas de ação propostas para a construção dessa universidade: acesso universitário; extensão universitária; pesquisa-ação; e ecologia de saberes. Conclui-se que o Programa TEIA vem contribuindo para uma reforma democrática da universidade e das relações de desigualdade inerentes a ela na formação de seus integrantes, sendo essa formação percebida pelos bolsistas como um diferencial transformador, preparando-os para agir e refletir criticamente diante dos problemas sociais com os quais estão envolvidos.

Palavras-chave : Extensão Universitária; Ecologia de Saberes; University Extension; Knowledge Ecology; Intercultural Education.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )