SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número04Programa de extensão TEIA/UFV: formação universitária para uma ecologia de saberesA relação entre estudantes e pobreza na Caixa do Estudante pobre Edelweiss Barcellos da Universidade de Minas Gerais (1932-1935) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de  e  CAINELLI, Marlene Rosa. Entre o passado e a história: Investigando os conhecimentos históricos de crianças dos anos iniciais em uma escola pública brasileira. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.04, pp.99-118. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Este estudo é inovador no campo do ensino de História em virtude de sua complexidade em analisar as ideias de crianças no ensino fundamental. Da pesquisa empírica participaram 17 professoras e 26 alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Neste artigo, partindo de uma abordagem qualitativa, será apresentada a investigação que se realizou ao longo da pesquisa, pretendendo-se identificar os conhecimentos que as crianças possuem sobre a história da cidade de Londrina. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e análise dos resultados, partiu-se de trabalhos realizados por pesquisadores como Lee (2001), Cooper (2002), Barton (2004), Barca (2007) e Schmidt (2010). Os dados analisados indicam possibilidades para a compreensão das ideias dos sujeitos para a construção do conhecimento histórico em aulas de História no ensino fundamental.

Palavras-chave : Ensino de História; Educação Histórica; Séries Iniciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )