SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número04Entre o passado e a história: Investigando os conhecimentos históricos de crianças dos anos iniciais em uma escola pública brasileiraA atuação das “instituições auxiliares da escola”: Sobre educação da infância mineira na década de 1920 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CHRISTOFARO, Alice da Conceição  e  ABREU JUNIOR, Laerthe de Morais. A relação entre estudantes e pobreza na Caixa do Estudante pobre Edelweiss Barcellos da Universidade de Minas Gerais (1932-1935). Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.04, pp.119-148. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem por objetivo analisar o discurso sobre a pobreza dos estudantes dos cursos superiores da Universidade de Minas Gerais que solicitaram auxílio da Caixa do Estudante Pobre Edelweiss Barcellos (CEPEB) no recorte de 1932 a 1935, destacando as relações de poder e a produção de enunciados que buscavam o convencimento dos sujeitos envolvidos no aval dos pedidos e os jogos e efeitos de verdade para conquistar essa ajuda. A escolha para a análise desse tema está relacionada com a perspectiva foucaultiana sobre o discurso e a produção dos efeitos de verdade. Os enunciados que compõem esses documentos da CEPEB apontaram para a existência de uma formação discursiva sobre a pobreza dos estudantes, que vai além das carências materiais. Eram estabelecidas relações entre esses estudantes e a sociedade em geral, em que aconteciam manifestações de amizade, dependência e auxílio.

Palavras-chave : Universidade de Minas Gerais; Pobreza;; Assistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )