SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número04A relação entre estudantes e pobreza na Caixa do Estudante pobre Edelweiss Barcellos da Universidade de Minas Gerais (1932-1935)Remuneração salarial de professores em redes públicas de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GUIMARAES, Paula Cristina David. A atuação das “instituições auxiliares da escola”: Sobre educação da infância mineira na década de 1920. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.04, pp.149-166. ISSN 0102-4698.

O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as “Instituições Auxiliares da Escola” e suas atuações sobre a educação da infância mineira na década de 1920. Para isso, foram consultadas a Revista do Ensino de Minas Gerais e a Legislação Mineira do período. Para a análise dos dados, foram utilizadas as chamadas “ferramentas foucaultianas”, sobretudo aquelas que nos ajudam a compreender as relações de poder, a produção de saber e de verdade no interior dos discursos. Os resultados apontam a atuação de variadas instituições auxiliares da escola no Estado mineiro, entre elas as “Associações das Mães de Família”, as “Caixas Escolares”, as “Ligas de Bondade”, os “Pelotões de Saúde” e os “Grupos de Escoteiros”; apontam, ainda, que tais instituições tinham como compromisso auxiliar a escola na educação “mais ampla” da infância, oferecendo a ela ensinamentos morais, de higiene e saúde.

Palavras-chave : Instituições Auxiliares da Escola; Educação; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )