SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número04A atuação das “instituições auxiliares da escola”: Sobre educação da infância mineira na década de 1920O elemento financeiro e a educação para o consumo responsável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola  e  FERNANDES, Solange Jarcem. Remuneração salarial de professores em redes públicas de ensinoTeachers' remuneration in public education districts. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.04, pp.167-187. ISSN 0102-4698.

O trabalho analisa a remuneração salarial de professores das redes de ensino estadual e municipal na cidade de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1998 a 2010, durante a vigência do Fundef e nos quatro primeiros anos de implementação do Fundeb. Trabalhou-se com a legislação nacional, estadual e municipal, indicadores educacionais do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”, documentos das secretarias estadual e municipal de educação, balanços gerais de contas de governos e as tabelas salariais oficialmente divulgadas. Constatou-se que não houve impactos significativos em termos de ganhos e/ou aumentos na remuneração de professores, como, a princípio, pareceram indicar as políticas de fundos contábeis.

Palavras-chave : Política Educacional; Remuneração Salarial Docente; Financiamento para Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; Fundos Contábeis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )