SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número04O elemento financeiro e a educação para o consumo responsávelGestão escolar e formação do pedagogo: relações e implicações a partir da análise de projetos político-pedagógicos de universidades públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SART, Flavia Medeiros. Pelos caminhos da universitarização: reflexões a partir da masterização dos IUFM francesesGoing along with the universitarization: reflections from the masterization of the French IUFM. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.04, pp.215-243. ISSN 0102-4698.

O artigo problematiza as vinculações comumente estabelecidas entre a universitarização da formação docente e o movimento de profissionalização e, portanto, de valorização do magistério. O tema é discutido a partir dos resultados de uma pesquisa sobre o lugar que os professores da Educação Básica assumem no campo da formação docente, hoje, internacionalmente, caracterizado pela universitarização do magistério. Tomando o contexto francês como referência, a investigação focalizou o espaço que os professores formadores, tradicionalmente atuantes nos estágios curriculares docentes e no interior dos Instituts Universitaires de Formation de Maîtres - IUFM, ocuparam na formação para o magistério, quando, naquele país, tal formação foi elevada ao nível mestrado e incorporada à estrutura universitária. Os desafios então enfrentados por esses formadores sugerem que a universitarização, sob certas condições, pode fragilizar significativamente a dimensão socioprofissional da formação inicial docente, comprometendo a legitimidade dessa modalidade de formação no campo educativo e produzindo um cenário paradoxalmente próximo à antiuniversitarização.

Palavras-chave : Formação de Professores; Profissionalização do Magistério; Universitarização; Formadores de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )