SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Comunidade de prática on-line: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

PAULA, Helder de Figueiredo e  y  MOREIRA, Adelson Fernandes. Atividade, ação mediada e avaliação escolar. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.01, pp.17-36. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste trabalho é o de contribuir para a construção de uma concepção de avaliação fundamentada na perspectiva sócio-histórico-cultural, que tem orientado nossa atuação como professores e como pesquisadores. Para isso, contrastamos dois modelos de avaliação, denominados como psicométrico e dialógico, tendo como base referências extraídas das teorias da atividade e da ação mediada. Os modelos são diferenciados a partir de seu potencial para: (i) explorar tensões constitutivas da prática educativa, que podem ser identificadas no processo de avaliação; (ii) proporcionar a tomada de consciência, pelos estudantes e professores, das tensões e desafios da prática educativa por eles vivenciada; (iii) orientar o planejamento pedagógico concebido pelos professores a partir das contribuições dos estudantes. Entendemos essas potencialidades como essenciais à instauração de práticas de avaliação comprometidas com a elevação de professores e estudantes à condição de sujeitos da experiência escolar.

Palabras clave : Avaliação Escolar; Teoria da Atividade; Teoria da Ação Mediada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )