SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Atividade, ação mediada e avaliação escolarLa enseñanza de las ciencias sociales en la educación infantil en México: las representaciones sociales y la práctica docente de nueve estudiantes de maestra de educación infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FERREIRA, Andréia de Assis  e  SILVA, Bento Duarte da. Comunidade de prática on-line: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de história. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.01, pp.37-64. ISSN 0102-4698.

Este artigo discute o conceito de comunidades de prática on-line (CoP). Seu propósito é descrever e analisar a formação e consolidação de uma CoP composta por professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, bem como as potencialidades desse contexto no desenvolvimento profissional de professores. A metodologia usada foi a Netnografia. Foram identificados os elementos estruturais, estágio de desenvolvimento da comunidade e indicadores de eficiência. Essas informações permitiram traçar o diagnóstico do grupo, evidenciando os aspectos que permitem caracterizar um grupo de professores como uma comunidade on-line de prática e o estágio de desenvolvimento da gestão dessa comunidade. Os resultados desta investigação evidenciam que a CoP pode ser, de fato, uma estratégia pedagógica apropriada para o desenvolvimento profissional de professores.

Palavras-chave : Comunidades On-line de Prática; Desenvolvimento Profissional de Professores; Tecnologias de Informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )