SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Espaço escolar e discriminação: significados de gênero e raça entre criançasFormação de recursos humanos em saúde no Brasil: uma Revisão Integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ENES, Eliene Nery Santana  e  BICALHO, Maria Gabriela Parenti. Desterritorialização/reterritorialização: processos vivenciados por professoras de uma escola de educação especial no contexto da educação inclusiva. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.01, pp.189-214. ISSN 0102-4698.

Este trabalho analisa os processos de desterritorialização/ reterritorialização vivenciados por professoras de uma escola de Educação Especial da rede pública estadual do município de Governador Valadares (MG) no contexto das transformações da Educação Especial no sentido da educação inclusiva. A pesquisa foi construída em uma perspectiva interdisciplinar, pela articulação de concepções advindas dos campos da Educação e dos estudos territoriais, por meio das categorias território, territorialidade e desterritorialização/ reterritorialização. Os dados, de caráter qualitativo, foram coletados com entrevistas semiestruturadas realizadas com seis professoras da escola. Os processos de desterritorialização/ reterritorialização são compreendidos em três planos: histórico- temporal, espacial e simbólico. Aparecem marcados por modificações de práticas, concepções, códigos, saberes, por meio das quais as professoras abandonam alguns territórios e constituem outros. Por meio desses processos, fazem parte do devir da escola e da Educação Especial.

Palavras-chave : Educação Especial; Território; Desterritorialização/ Reterritorialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )