SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Desterritorialização/reterritorialização: processos vivenciados por professoras de uma escola de educação especial no contexto da educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VENDRUSCOLO, Carine; PRADO, Marta Lenise do  e  KLEBA, Maria Elisabeth. Formação de recursos humanos em saúde no Brasil: uma Revisão Integrativa. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.01, pp.215-244. ISSN 0102-4698.

A Revisão Integrativa da Literatura analisou temáticas de estudos relacionados à formação de profissionais orientada para o Sistema Único de Saúde, de 2001 a 2012. Para a busca, em outubro de 2012, utilizaram-se os descritores: “Formação de Recursos Humanos” and “Sistema Único de Saúde”, em consulta ao portal Biblioteca Virtual em Saúde. Foram encontrados 86 trabalhos, e 30 contemplavam os critérios de inclusão, os quais foram analisados, identificando-se as dimensões temáticas: princípios e diretrizes do SUS como orientadores da formação; necessidades do usuário e dos serviços de saúde; e papel dos diferentes sujeitos e organizações na mudança. Confirma a importância da formação como operadora essencial das mudanças na prática dos trabalhadores da saúde. Recomenda-se a realização de pesquisas com vistas ao fortalecimento dos dispositivos de reorientação da formação e ao aprofundamento do debate.

Palavras-chave : Formação de Recursos Humanos; Sistema Único de Saúde; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )