SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Formação continuada: análise dos recursos e estratégias de ensino para a educação inclusiva sob a ótica docenteEducação física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma "periferia da quadra" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

NEVES, Anderson Jonas das; ANTONELLI, Carolina de Santi; SILVA, Mariana Girotto Carvalho da  y  CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileira. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.02, pp.43-69. ISSN 0102-4698.

A mediação do conhecimento é um dos deveres da educação, independentemente dos atributos físicos e mentais do alunado. Dado que o currículo pode configurar-se como uma barreira pedagógica para a escolarização formal de indivíduos com autismo, este estudo objetivou mapear a produção acadêmica nacional, disponível no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (BTD-CAPES) sobre o processo de escolarização formal e as dimensões curriculares para alunos com essa característica. Organizou-se um banco de dados com 157 teses e dissertações, as quais foram submetidas à categorização, análise estatística e temática. Os resultados indicam restrita produção acadêmica pelos programas de mestrado e doutorado do país. Conclui-se que há necessidade de pesquisas que amparem e propiciem estratégias pedagógicas para permitir ao aluno com autismo apropriar-se dos conteúdos curriculares da educação formal.

Palabras clave : Estado da Arte; Educação; Autismo; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )