SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileiraHistória da Educação Escolar e Sociologia: uma relação promissora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

DAOLIO, Jocimar  y  OLIVEIRA, Rogério Cruz. Educação física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma "periferia da quadra". Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.02, pp.71-94. ISSN 0102-4698.

Em aulas de Educação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nas atividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula, o que estamos chamando de "periferia da quadra". Considerando que este não é algo dado ou natural, mas produzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relação entre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da "periferia da quadra". Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a prática pedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva, teve íntima relação com a produção de uma "periferia da quadra". Assim, as aulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdade aos alunos, acabaram restritas ao conformismo.

Palabras clave : Educação Física; Prática Pedagógica; Método de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )