SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Educação física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma "periferia da quadra"O discurso do consumo consciente e a produção dos sujeitos contemporâneos do consumo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

CHAVES, Miriam Waidenfeld. História da Educação Escolar e Sociologia: uma relação promissora. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.02, pp.95-116. ISSN 0102-4698.

A crise das Ciências Sociais tem propiciado uma discussão sobre novas abordagens teórico-metodológicas que, ao criticarem as perspectivas globalizantes, trazem à tona outras leituras que buscam resgatar a ação dos indivíduos nos processos sociais. Esses questionamentos afetam as pesquisas no interior da História da Educação, possibilitando novos desafios, na medida em que se procura entender a escola de acordo com a sua lógica interna. Considera-se, então, a construção de outro entendimento sobre a instituição escolar que se viabiliza a partir de uma análise das práticas, estratégias e trajetórias sociais daqueles que vivenciaram o processo educacional. Este texto, com base nessas afirmações, procura salientar a forma como a História da Educação tem enfrentado essa questão. Salienta algumas possibilidades de diálogo com a Sociologia, bem como a relevância dessa abordagem para uma releitura dos estudos históricos sobre a escola.

Palabras clave : História da Educação Escolar; Sociologia; Indivíduos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )