SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue02História da Educação Escolar e Sociologia: uma relação promissoraA era do "multissinóptico": que (novos) letramentos estão em jogo? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MUTZ, Andresa Silva da Costa. O discurso do consumo consciente e a produção dos sujeitos contemporâneos do consumo. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.02, pp.117-136. ISSN 0102-4698.

Discute-se, neste artigo, a constituição dos consumidores conscientes a partir do exame de enunciados que põem em circulação verdades relativas a um modo supostamente mais adequado de ser sujeito consumidor. Foram selecionadas as edições de um "Manual de Etiqueta" da revista Planeta sustentável, publicado entre 2007 e 2012, pela Editora Abril e distribuído na forma de encarte promocional. Realizou-se uma análise inspirada na teorização foucaultiana, com base na noção de discurso articulada aos conceitos de governo e poder. Os resultados indicaram que o discurso do consumo consciente se ocupa apenas com o controle de atos de compra segundo padrões desejáveis de consumo por indivíduo. O que faz dele muito mais um recurso de controle das condutas dos sujeitos de modo a manter em funcionamento o sistema econômico em vigor do que uma tomada de posição crítica ao modelo de consumo que tem causado prejuízos ao meio ambiente e à sociedade em geral.

Keywords : Educação e Consumo; Consumo Consciente; Sujeito do Consumo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )