Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
PINHEIRO, Petrilson Alan. A era do "multissinóptico": que (novos) letramentos estão em jogo?. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.02, pp.137-160. ISSN 0102-4698.
O objetivo deste artigo é, primeiramente, promover uma discussão epistemológica sobre o momento sócio-histórico atual que aqui será chamado de "multissinóptico", em que não apenas poucos observam muitos (panóptico), muitos observam poucos (sinóptico), mas, também, paralelamente, muitos observam muitos por meio de uma multi-interação constante entre pessoas no mundo inteiro na internet. Com isso, pretende-se refletir acerca do(s) modo(s) como a era atual do "multissinóptico", por meio de mudanças trazidas pela internet e, particularmente, pela web 2.0, não apenas traz transformações cruciais para as questões do "saber" e do "poder" no/por meio do ciberespaço, como também possibilita, particularmente, um repensar sobre questões relacionadas às práticas de letramento escolar, ao buscar promover relações com os conceitos de "multiletramentos" e "letramentos críticos" e suas implicações para a escola na contemporaneidade.
Palavras-chave : Multissinóptico; Multiletramentos; Letramentos Críticos; Internet; Escola.