SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02O discurso do consumo consciente e a produção dos sujeitos contemporâneos do consumoA violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PINHEIRO, Petrilson Alan. A era do "multissinóptico": que (novos) letramentos estão em jogo?. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.02, pp.137-160. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo é, primeiramente, promover uma discussão epistemológica sobre o momento sócio-histórico atual que aqui será chamado de "multissinóptico", em que não apenas poucos observam muitos (panóptico), muitos observam poucos (sinóptico), mas, também, paralelamente, muitos observam muitos por meio de uma multi-interação constante entre pessoas no mundo inteiro na internet. Com isso, pretende-se refletir acerca do(s) modo(s) como a era atual do "multissinóptico", por meio de mudanças trazidas pela internet e, particularmente, pela web 2.0, não apenas traz transformações cruciais para as questões do "saber" e do "poder" no/por meio do ciberespaço, como também possibilita, particularmente, um repensar sobre questões relacionadas às práticas de letramento escolar, ao buscar promover relações com os conceitos de "multiletramentos" e "letramentos críticos" e suas implicações para a escola na contemporaneidade.

Palavras-chave : Multissinóptico; Multiletramentos; Letramentos Críticos; Internet; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )